Hinos

sábado, 13 de junho de 2015

CONFLITOS RETORNAM COM FORÇA NA UCRÂNIA! VEJA OS VÍDEOS!

Conflitos retornam com força na Ucrânia, ocidente e Rússia acusam um ao outro, veja os vídeos no saladeestado!
Imagens divulgadas nesta sexta-feira (12) mostram rebeldes separatistas e tropas do governo da Ucrânia em confronto perto do aeroporto de Donetsk, no leste do país. Nas imagens é possível ver uma explosão e atiradores disparando de uma barricada.
Oficialmente, a região do leste da Ucrânia está sob cessar-fogo, segundo acordado em fevereiro entre líderes europeus e os rebelstes separatistas em Minsk, capital da Bielorrússia. No entanto, desde então foram registrados combates e mortes.
Nesta quinta, dois soldados ucranianos foram mortos no leste da Ucrânia, e 13 outros ficaram feridos, por separatistas pró-Rússia usando armamento pesado.
Além disso, três civis morreram na noite de quarta-feira durante um ataque com morteiros próximo de Gorlivka, que está em um território de posse dos separatistas ao norte de Donetsk. Estes últimos e os militares culpam uns aos outros pela agressão.
A trégua é vista por todas as partes como a base para se chegar a um acordo de paz no conflito, que irrompeu depois que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em março de 2014 e que já matou mais de 6.400 pessoas, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Mas os Estados Unidos, seus aliados ocidentais e Kiev acusam a Rússia de não implementar o pacto de Minsk mantendo suas tropas na Ucrânia e armando os rebeldes.
Moscou, que nega envolvimento direto no conflito, abraçou a causa separatista e acusa as forças ucranianas de atacarem posições dos rebeldes em áreas urbanas, o que também seria uma violação do acordo de Minsk.
 
 
 
 
 
 
 
 

CIAGA é mobilizado para Cerimonial à Bandeira


 
Em todas as Organizações Militares da Marinha do Brasil, Estabelecimentos de Terra ou Navios, no Brasil ou no exterior, realiza-se o Cerimonial à Bandeira pela manhã
Um dia incomum despontava no horizonte do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Na sexta-feira, dia 29 de maio, não houve reunir obrigatório para os primeiro e segundo anos na hora do café, este que também foi servido mais tarde que o usual, às 0640.
As aulas de 0700 foram substituídas por outro evento. Por determinação do Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, toda a tripulação da OM (Organização Militar) faria parte do Cerimonial à Bandeira.
Às 0720, o Corpo de Alunos, formado por ano escolar, marchava da Alameda Alegrete em direção ao Pátio da Bandeira onde aguardavam o Corpo de Oficiais e toda a Guarnição. Estavam também presentes alunos do Programa Forças no Esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios do Esporte e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No Rio de Janeiro, o programa contempla, por intermédio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), mais de 200 jovens entre 7 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Voltados agora para a varanda do Bloco do Comando, os alunos da EFOMM podiam ver rostos que conheciam do dia a dia na Escola: funcionários da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), professores, militares da reserva ou civis, enquanto o vogal, Ten Leonardo Madela, anunciava a chegada do Comandante e recebia a permissão para iniciar a cerimônia.
É comum aos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) participar do Cerimonial à Bandeira, à tarde, quando o Pavilhão Nacional é arriado, na hora do pôr do sol. Da cerimônia das 0800, enquanto estão em aula, só é possível ouvir o soar do apito do Senhor Mestre do CIAGA e o badalar do Sino de Bordo, marcando a hora da ocasião.
Com uma leve chuva começando a cair, o vogal começava a explicar o significado dos símbolos nacionais para os servidores civis e os convidados, como o galhardete “PREP”, que marca o início da cerimônia. A Bandeira do Brasil, representando a República, foi instituída no dia 15 de Novembro de 1989, quando o Cruzeiro do Sul estrelava o céu brasileiro. Junto à constelação, estão os 26 Estados e o Distrito Federal, no círculo azul, atravessado pela faixa com a sentença positivista “ORDEM E PROGRESSO” escrita em verde.
O corneteiro ordenou que o cerimonial voltasse-se para o centro do Pátio da Bandeira, onde o Mastro se encontra. Nas extremidades do Pátio, estão os bustos do Almirante Graça Aranha, patrono do Centro de Instrução, e do Visconde de Mauá, visionário que dedicou sua vida ao futuro do país, o que inclui a Marinha Mercante. Ao ser anunciado “Sinal para a Bandeira”, a PREP é içada rapidamente na verga de bombordo. É então comandado “CIAGA, sentido”. Um minuto depois, é anunciado o “ARRIOU”, quando a PREP é rapidamente arriada na adriça e com o toque do Corneteiro de “APRESENTAR ARMAS”, inicia-se o hasteamento da Bandeira do Brasil.
Enquanto o Pavilhão Nacional era içado, lentamente, em meio de uma leve garoa que – nas palavras do Almirante Lourenço, “benzia” a cerimônia – as sete “vivas” do apito do Senhor Mestre, o soar do Sino de Bordo, junto com o som retumbante dos instrumentos da Banda ecoavam, harmoniosamente, junto com o Hino Nacional, cantado por toda OM.
Naquele momento, as palavras anteriormente pronunciadas pelo Ten. Madela reverberavam na cabeça dos alunos: “Desde a Estação na Antártica, Comandante Ferraz, passando pela Missão das Nações Unidas, no Haiti, até a Força-Tarefa Marítima, no Líbano, realizam o Cerimonial à Bandeira neste mesmo horário”.
Aquele Pátio da Bandeira pareceu muito mais cheio, de repente. Cheio de homens e mulheres, no Brasil e mundo afora, que honram seus antepassados, cultuam seus símbolos e que chegam até nós, várias gerações depois. Um exemplo de patriotismo saudável, cada vez mais escasso nos dias atuais.
Veja aqui as fotos do evento.

Fonte: http://www.jornalpelicano.com.br

Marinha forma 1.157 novos sargentos



Marinha do Brasil formou 1.157 sargentos - Foto: Felipe Barra - Assessoria de Comunicação Ministério da Defesa
A Marinha do Brasil formou, nesta quarta-feira (3), 1.157 sargentos, que concluíram cursos em diversas especialidades no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. A cerimônia foi presidida pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. “Orgulho-me em ser o primeiro titular da pasta a participar de uma formatura no CIAA”, disse.
Em seu discurso, o ministro destacou o processo de modernização pelo qual a Força Naval vem passando. “Vivemos um momento de planejamento de longo prazo e desenvolvimento de equipamentos. O Programa de Submarinos (Prosub) da Marinha prevê a construção, no Brasil, de quatro submarinos convencionais a diesel-elétrico e um à propulsão nuclear”. De acordo com ele, a iniciativa irá aumentar o “poder dissuasório do país”.
Do total de formandos, 174 eram mulheres. Além disso, cinco eram alunos vindos da Namíbia. Acerca do assunto, Jaques Wagner citou a integração com a nação-amiga. “Temos um modelo bem-sucedido de cooperação com a Namíbia, que possibilitou criar a Marinha deles. Ademais, possuímos sólido programa de intercâmbio escolar.”
Cerimônia e visita
O comandante do CIAA, contra-almirante Hermann Iberê Santos Boehmer Junior, fez leitura alusiva à data e afirmou que o evento é um dos mais importantes no calendário da Força. “Vocês são verdadeiros homens e mulheres do mar. Respondam às expectativas da Marinha”, completou.

Em seguida, os padrinhos e madrinhas realizaram aposição das divisas nos novos praças. O ministro da Defesa entregou placa e diploma ao sargento Jadson Rosenmann, primeiro colocado da turma Almirante Maximiano. Ele foi condecorado com a Honra ao Mérito do Ministério da Defesa por ter se destacado em suas atividades. Um desfile encerrou a cerimônia de formatura.
Logo após, Jaques Wagner visitou algumas salas, onde são ministradas as aulas do Curso Especial de Habilitação a Sargento. Conheceu, por exemplo, um pouco dos ensinamentos na área de “máquinas”, como regulagem de registro de motor e manutenção em aparelhos de refrigeração.
Passou, ainda, pelo setor de “marinharia” e ficou a par das técnicas utilizadas para fazer diferentes tipos de nós – importantes para o uso a bordo. Visitou também o Laboratório de Mecatrônica, onde a técnica de domínio nacional simula o timão de um navio.
Todas as atividades foram acompanhadas pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Sobre o Centro
O CIAA é o maior centro de instrução de praças da Força Naval. Somente este ano, vão passar pela instituição 6.517 alunos. Os cabos que são qualificados saem promovidos a terceiro-sargento e poderão alcançar até a patente de suboficial. No local, são ofertadas aulas teóricas e práticas de especialidades como aviação, administração, comunicações, eletrônica e máquinas, entre outros.  
Ministro conhece tecnologias empregadas para instrução dos alunos
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, passou a tarde desta quarta-feira (03) na Escola Naval, no Rio de Janeiro. No local, que é a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil, almoçou no refeitório com os 906 aspirantes (entre eles, 23 mulheres) e conheceu equipamentos e tecnologias utilizadas nas aulas.
No refeitório, Wagner ouviu as palavras do comandante-aluno, Matheus Cordeiro Wilhelm da Costa. Ele explicou que a formação da instituição é da data de 1782, ainda em Portugal. Desde 1938, a Escola está nas atuais instalações. “Aqui são preparados os aspirantes para os primeiros postos da carreira”, explicou. Wilhelm recebeu, das mãos do ministro, placa de agradecimento para ser colocada na instituição.
Em seguida, o titular da Defesa cumprimentou as alunas presentes e a almirante Dalva Mendes, primeira oficial-general das Forças Armadas. “A Marinha foi desbravadora na participação das mulheres”, elogiou.
Destacou, também, o esforço para melhorar as condições materiais “daqueles que abraçam a carreira militar”. “Em Itaguaí (RJ) vemos um símbolo deste esforço que é o Programa de Submarinos da Marinha. Temos também o domínio do enriquecimento de urânio”, completou.
Tecnologia
Logo que chegou, o ministro foi recebido pelo comandante da Escola, contra-almirante Marcelo Francisco Campos, que proferiu palestra sobre histórico, estrutura, corpo de alunos e demais aspectos do órgão que lidera. “Nós temos que formar bem nosso pessoal para que tenham brilho nos olhos”, disse Campos.
Durante visita às instalações, Jaques Wagner entrou no Simulador de Avisos de Instrução. O aparelho possibilita o adestramento para navegações e foi criado por um oficial da Força Naval brasileira. Militares mostraram ao ministro um exercício de desatracação do navio com o simulador.
Outra tecnologia vista foi o Laboratório Radar. Nele, foram feitas demonstrações de interferências por meio de estratégias clássicas de guerra eletrônica. Passou, ainda, pela biblioteca e pelo Simulador de Navegação Integrada (software canadense).
Por fim, o ministro foi homenageado no Planetário, ao ver o céu da data de seu nascimento (16/03/1951) ser projetado no local. Por meio de sistema moderno, os alunos estudam as constelações, zodíacos, posições das estrelas, entre outros. A técnica é importante para a orientação espacial a bordo do navio. O projetor permite mostrar para anos anteriores ou posteriores a situação do céu.
A visita, que foi encerrada com desfile, contou com a presença do comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

A Escola Naval forma oficiais da Marinha nas áreas de Intendência, Armada e Fuzileiros Navais. Após quatro anos de estudos, os alunos são graduados a guarda-marinha – último estágio de aprendizagem antes de iniciar a carreira.

Fonte:  http://www.defesanet.com.br

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Carta aberta do DefesaNet ao ministro da Fazenda Joaquim Levy


O editor


Carta aberta do DefesaNet ao ministro da
Fazenda Joaquim Levy


Carta aberta do DefesaNet ao ministro da
Fazenda Joaquim Levy

Senhor ministro Joaquim Vieira Ferreira Levy,

Enviamos esta carta ao Engenheiro Naval,que na sua carreira tem assumido a postos relevantes nas áreas de finanças.

Como profissional ativo do setor financeiro, acostumou-se com este mundo frio dos números  e foco nos resultados financeiros, políticas essas que o Ministério da Fazenda se pauta hoje para sanear o Estado brasileiro, atuando como nos antigos tempos do Fundo Monetário Internacional (FMI), pode estar lhe atrofiando o conceito de uma nação soberana.

É sobre isso que vamos tratar neste documento público, senhor Levy. A desestruturação, no primeiro momento, com as sucessivas “pedalas” feitas pelo governo no cumprimento do acordado com as empresas.  Agora passa para o desmonte promovido por sua pasta nos setores de Defesa e Aeroespacial. Assemelha-se  com a frieza e crueza com que um a um os projetos de defesa e tecnologia nos anos 80, foram solapados na indústria brasileira e que mergulhou os setores de tecnologia desse país em sua Idade Média, numa Era das Trevas!

A perda da empresa ELETROMETAL causou um dano irreparável na área de siderurgia e metalurgia até hoje não recomposto.

As políticas implantadas agora reproduzem o espectro daquele trágico momento. Ao Sistema Financeiro e Público proteções imensas em garantias.

Enquanto isso nossa indústria se despedaça e o que restará será  entregue à ferocidade dos cães famintos: dos empréstimos, às taxas de mercado e ao calote. Essa tríade maldita, gêmea siamesa do mitológico Cérbero, que guardava as portas do inferno impedindo quem estava no local de sair.

Depois de uma comemorada PEC da Defesa,  da Estratégia Nacional da Defesa (END), quando deslumbrou-se o ressurgimento com o vigor necessário da indústria de materiais de defesa, aeronáutica e espacial e um período de prosperidade, com rearranjos empresariais altamente produtivos e atrativos para parcerias internacionais, numa verdadeira ‘Renascença Florentina” que esse segmento não via desde os anos 80, quando teve início da aniquilação da emergente indústria de defesa e aeroespacial brasileira.

Ministro Levy,  de todos os grandes países em extensão territorial somos o que mais carece de aporte contínuos de recursos e de uma vasta recuperação de nosso poder de dissuasão, seja qual for a situação. Veja pelos investimentos no BRICS em relação aos países de grandes fronteiras, como Rússia, China e Índia. Investíamos o equivalente a 1,5% do PIB contra 2,5%  dos outros países. Apesar de pouco relacionados aos outros, havia investimentos, mesmo que fossem para cobrir um imenso abismo de décadas como setor à míngua. Agora voltamos para o cenário sem horizonte, numa situação terrível e paralisante para o setor.

Sua área de formação a indústria naval e agora também a do petróleo correm enormes riscos atuais e no seu futuro.

Quem gera empregos,  alimenta as famílias que formam essa imensa nação, é a indústria, e quem alimentará os nossos filhos e netos no futuro é a indústria de tecnologia. Não gere instabilidade ministro, gere segurança, pois só assim o país poderá produzir e crescer!

Na semana que passou ocorreram grandes comemorações na sede da Lockheed Martin, empresa que produz as aeronaves de transporte  Hercules C130. Viram, o seu futuro competidor próximo de jogar a toalha no ringue, antes mesmo de começar o primeiro assalto.

O próprio governo admite que  deu o calote de 500 milhões de reais no projeto e a EMBRAER está com sérios problemas na continuidade deste projeto.  O mais ambicioso na história da indústria da aeronáutica brasileira  São mais de 1.000 engenheiros e 10.000 técnicos envolvidos no projeto KC-390.

Quanto aos helicópteros, senhor Ministro Levy, a empresa HELIBRAS luta para salvar empregos de engenharia, próximos da dilapidação dentro de monstruoso calote dado nos créditos da empresa pelo governo.

Quanto aos submarinos, pelo que levantamos são quase 2 Bilhões em calote.


Muitos cantos de sereia, belas e formosas, soam  nos seus ouvidos neste momento. Porém, suas melodias sinalizam a dor e o descrédito das futuras gerações neste país de criar e evoluir.

Não podemos deixar o Brasil à mercê do folclore que num país pacifico não há necessidade de investir em defesa. Só uma defesa forte garante a paz, senhor ministro, inclusive a própria soberania. Que se faça o ajuste fiscal necessário, mas com prudência e visão estratégica, não um economicismo, que leve ao calote e a destruição de nosso poder de resistência em um mundo em profunda crise e ávido por recursos naturais, os quais temos de sobra.

E não destrua o futuro de nossos filhos e netos. Isso é de uma irresponsabilidade que beira ao crime de lesa pátria !

O Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) divulgou há um ano, os seus registros de WORLD MILITARY EXPENDITURE, 2013. DefesaNet apresentou os pontos relevantes do estudo do SIPRI. Ele foi analisado com a devida e cuidadosa atenção pois começa a mostrar definições importantes nas principais nações que investem em Defesa no Mundo.

 O estudo compilou os dados de 172 países que mostraram um gasto mundial em Defesa de U$ 1,747 trilhão de Dólares, uma queda de 1,9 % comparado com 2012. (Link Matéria )

Os países do BRICS, com exceção da África do Sul, todos estão a frente do Brasil.  Na América latina, Colômbia (+13%), Honduras (+22%) e Paraguai (+33%), vêm expandindo significativamente seus orçamentos militares. Segundo o SIPRI, os gastos militares na região registraram um crescimento real (descontada a inflação) de 2,2% em 2013 e de 61% nos últimos dez anos .
Definitivamente, ministro Levy, o calote na indústria e recessão não ajudará o Brasil a se recuperar e muito menos se posicionar com uma potência emergente. Estamos sim voltando aos tempos do garrote do FMI, agora internado nas entranhas de Brasília e do governo federal.

Não considere o silêncio disciplinado dos militares e obsequioso das entidades de classe como endosso à esta política.

O Campo de Pistóia ruge, pois não foi para isso, que lutaram e venceram há 70 anos.

DefesaNet
Brasília DF, 07 Maio 2015

Nota DefesaNet
 
 


Blindado Guarani do Exército capota após bater em barranco

Veículo 'Guarani' estava transitando pela rodovia BR-467, quando ocorreu o acidente...
 

COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

08 de Junho, 2015 - 15:30 ( Brasília )

Blindado Guarani do Exército capota após bater em barranco

Veículo 'Guarani' estava transitando pela rodovia BR-467, quando ocorreu o acidente...

Foto: GCN - Cascavel / PR
Maycon Corazza
CGN - Cascavel/PR
 Uma Viatura Blindada de Transpote Pessoal (VBTP) Guarani do Exército Brasíleiro capotou após bater contra um barranco na rodovia BR-467, próximo ao acesso ao Contorno Oeste, em Cascavel (PR). O acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira.
Segundo as informações, o blindado 'Guarani' transitava pela rodovia, voltando de Toledo, onde permaneceu em exposição durante uma feira. Um caminhão teria fechado a viatura, que acabou colidindo. 
Nove pessoas estavam dentro do veículo militar, sendo que duas delas foram levadas ao hospital, com ferimentos leves. O Guarani precisou ser guinchado.
A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.

O VBTP-MR Guarani é um veículo blindado de transporte de pessoal 6x6 desenvolvido a partir de pesquisas empreendidas por diferentes unidades do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, a família de blindados Guarani está sendo produzida em parceria com a multinacional italiana IVECO, como parte do programa de modernização do anfíbio Engesa Urutu, inicialmente conhecido como "Urutu-3".


O primeiro lote com 13 veículos foi entregue oficialmente ao 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado em Cascavel (PR),No dia 24 de março de 2014, numa cerimônia que contou com a presença do então Ministro da Defesa, Celso Amorim, e do ex-Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri.
 Fonte: http://www.defesanet.com.br