Hinos

sábado, 15 de agosto de 2015

Acredite: Todo o poder emana do povo.


Não podemos ficar inertes e reféns da hipocrisia

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal. Assim, Não podemos subestimar a nossa capacidade de, juntos, agregarmos valor e de contribuirmos com a construção de uma efetiva Democracia Republicana, cuja eficácia depende da alternância do poder. Daí, a legitimidade de todas as mobilizações ordeiras em prol desse objetivo. Os males e disfunções em nossa sociedade têm como causa a falta de um sistema educacional de qualidade e de uma eficaz participação cidadã. ...
Como consequência – só para citar alguns fatores –, tem-se a má distribuição de renda, o subemprego, a economia informal, o desemprego, a violência e a criminalidade, tudo em patamares inaceitáveis para uma convivência que se pretende civilizada. Sendo o fator nefasto, a "causa-consequência" do custo Brasil, a corrupção material e espiritual de indivíduos pouco conscientes e nada compromissados com o bem comum.

No entanto, nossa maior riqueza não está, em essência, no pré-sal ou nas "commodities" agrícolas ou minerais. Está na força de nossa gente – brasileira, sofrida, lutadora, mestiça e tropical–, no seu inquebrantável vigor e na esperança por dias melhores na consolidação de uma sociedade mais justa e soberana, alicerçada em sólidas instituições, princípios e valores cívicos. Nossa maior riqueza está em nossa diversidade cultural, na nossa vocação para sermos um povo pacífico e no amor que sentimos pelo Brasil. O poder não como meio, mas como fim para que todos os filhos dessa terra tenham professores valorizados, boas escolas, saúde, alimentação, moradia e lazer, a fim de poderem ser adultos felizes e realizados nas mais variadas atividades. Sim, nós podemos sonhar e realizar a República que desejamos.

Não podemos é ficar inertes, reféns da hipocrisia, fruto de uma alienação generalizada conjugada a um individualismo exacerbado que turva a visão da necessária sinergia social para a prevalência do bem comum e do interesse público. Por isso, a vigilância e a luta devem ser permanentes pelo exercício pleno do nosso dever de cidadania e, assim, fazer valer os direitos inerentes. Isso requer a participação de todos. Cada qual fazendo a sua parte, seja com atitudes cotidianas, seja debatendo com espírito proativo a temática social na busca de soluções a serem, de fato, implementadas por intermédio de políticas públicas que sejam efetivas e abrangentes. Enfim, se necessário for, marchando pacificamente em protesto contra a afronta aos princípios e aos valores fundamentais.

Ou nos conscientizamos da necessidade de retomarmos nossos parâmetros garantidos na Constituição Cidadã, ou continuaremos a padecer e a amargar indicadores sociais não dignos para um país que se pretende desenvolver, em sua pseudo-resignação de neocolônia dos trópicos. A desesperança, o desencanto, a rebeldia e a indignação das pessoas contra todo aquele poder público inerte, omisso e corrupto tendem a aflorar nesse perigoso transbordamento de emoções reprimidas da população. Somos coletivamente, cada qual a seu modo, o maior instrumento de transformação e mudança do Brasil.

Depende de nós!

 Por Mauro Rogerio­ – Ten Cel Aviador da
Força Aérea Brasileira
Fonte: Por Mauro Rogerio­ - 11/07/2015 - 
http://www.edsonsombra.com.br/post/acredite-todo-o-poder-emana-do-povo20150711

Rio 2016: Operários são resgatados de obra olímpica em condições de escravidão.

Em uma fiscalização realizada no dia 29 de julho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio de Janeiro e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informaram ter resgatado 11 trabalhadores em condições de escravidão. A nota foi divulgada nesta sexta-feira pelo site oficial do MPT. Os operários trabalhavam para a empreiteira Brasil Global Serviços na obra do complexo residencial onde será a Vila Olímpica nos Jogos Olímpicos de 2016.
Segundo o MPT, a maioria dos trabalhadores saiu do Maranhão. Outros têm origem na Paraíba, Bahia e Espírito Santo. Eles já receberam todas as verbas trabalhistas, além do reembolso de gastos que deveriam ter sido custeados pela empreiteira. Pelo caso ter sido caracterizado como trabalho escravo, eles receberão, durante três meses, o equivalente a um salário mínimo como seguro-desemprego.

A empresa pagou cerca de R$ 70 mil em verbas rescisórias, férias, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no dia 4 de agosto em cumprimento a termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o MPT-RJ. Os operários foram alojados em um hotel e receberão reembolso de suas passagens de ida para o Rio de Janeiro, além do pagamento do retorno para os estados de origem e material adquirido no período de residência no Rio.

A procuradora Valéria Correa, responsável pela investigação, informou que os trabalhadores eram aliciados com a promessa de receberem alojamento, alimentação e o reembolso da passagem. Eles foram encontrados vivendo em uma casa e duas quitinetes localizadas na comunidade Beira Rio.

Havia baratas, ratos e esgoto nas residências, muitos dormiam no exterior do imóvel, tamanha a sujeira - relatou Valéria na nota do MPT.

A procuradora do trabalho Guadalupe Turos Couto será a responsável pelo caso. O MPT entrará com ação na Justiça para requerer o pagamento de danos morais coletivos e individuais aos trabalhadores. São apuradas ainda irregularidades trabalhistas em relação aos demais trabalhadores, como atraso no pagamento de salários, ausência de intervalo para descanso intrajornada e não pagamento de verbas rescisórias.

Também vamos apurar a responsabilidade das outras empresas que compõem a cadeia produtiva disse Guadalupe, na nota divulgada pelo MPT.
Fonte: Por GloboEsporte - 15/08/2015 /http://www.edsonsombra.com.br