Hinos

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

BR-RU - VII Reunião da Comissão de Alto Nível Brasil-Rússia


O vice-presidente Michel Temer ao lado do primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev na VII Reunião da Comissão de Alto Nível Brasil-Rússia. Foto - ASCOM VP
 
 Brasil e Rússia intensificam parcerias e fecham acordos durante a VII CAN
 O interesse em atrair investimentos em infraestrutura, turismo e serviços, bem como aumentar as vendas de carnes e outros produtos agropecuários para a Rússia foram alguns dos temas apresentados pelo Brasil na VII Reunião da Comissão de Alto Nível Brasil-Rússia. O encontro, realizado nesta quarta-feira (16) em Moscou reuniu o vice-presidente da República, Michel Temer, e o vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev. “O Brasil tem interesse em atrair empresas russas para investir na modernização de nossas ferrovias, portos e aeroportos”, disse Temer.
Por outro lado, a Rússia quer vender equipamentos de defesa, aumentar as exportações de trigo e pescado. “O Brasil é um grande parceiro na América do Sul. Nossas relações são baseadas no respeito mútuo e confiança”, destacou Medvedev.
A cooperação energética também foi debatida. Os dois governos querem impulsionar acordos em energia nuclear para fins pacíficos. “No Brasil, esta não é apenas uma questão de governo, mas uma determinação constitucional de que a energia nuclear seja usada apenas para fins pacíficos”, ressaltou o vice-presidente.
Nessa linha, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. e a Rosatom América Latina assinaram memorando de entendimento. A ideia é estimular o intercâmbio para explorar oportunidades de negócio, como a construção do reator nuclear multipropósito brasileiro.
 Um acordo de instalação de uma nova estação do Sistema de Navegação por Satélite GLONASS, da Agência Espacial Russa em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também foi assinado durante a CAN.
Michel Temer e Dmitri Medvedev falaram ainda sobre a possibilidade da utilização das moedas Real e Rublo nas transações entre os dois países. “Conversando com o presidente do Governo me comprometi a fazer novos exames no Banco Central do Brasil para verificar se isto é possível, até porque, cada vez mais, se incrementam as relações”, afirmou .
Ciência Sem Fronteiras
O governo russo disponibilizou 1.100 vagas para estudantes brasileiros na Universidade Estatal de Moscou e na Universidade Estatal de São Pestesburgo, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras. A barreira da língua ainda é problema, mas trabalha-se no oferecimento de cursos em inglês.
Após três dias de agenda oficial na capital da Rússia, o vice-presidente Michel Temer segue para a Polônia em busca de mais investimentos para o Brasil.


Extrato da Declaração à imprensa do vice-presidente Michel Temer ao lado do primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev:

- Ao longo desses 3 dias mantivemos reuniões com autoridades e empresários russos para maior integração das nossas atividades comerciais.

- Brasil e Rússia defendem sempre uma reforma no sistema internacional para ser mais representativo e eficiente.

- Foram identificados meios de expandir o comércio e investimento. Hoje está próximo de US$ 6 bi e buscamos alcançar a cifra de US$ 10 bi.

- Entre os acordos assinados hoje estão o de utilização do sistema russo de navegação por satélite,firmado com a Universidade de Santa Maria"

- Também tratamos do intercâmbio sobre a organização dos grandes eventos esportivos: Olimpíadas Rio 2016 e Copa do Mundo da Rússia em 2018.

- Foi assinado memorando de entendimento entre a Nuclebrás e a estatal russa Rosatom para cooperação no uso pacífico de energia nuclear.

- Tratamos das plantas para exportação de carnes e dos pescados, buscando superar questões sanitárias para o aumento do comércio bilateral.

- E tratamos do intercâmbio sobre a organização dos grandes eventos esportivos: Olimpíadas Rio 2016 e Copa do Mundo da Rússia em 2018.

- Trocaremos as mais variadas informações e impressões para o sucesso das Olimpíadas de 2016 e da Copa do Mundo 2018.

- O VP Temer também mencionou ao PM Dmitri Medvedev que o Brasil tem usado intensamente os heliucópteros russos. E o Brasil deverá formalizar a compra do sistema de Defesa Antiaérea Pantsir,  em 2016.

Fonte: http://www.defesanet.com.br/

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Possível greve geral na Petrobras já tem adesão de 31 plataformas.



O movimento grevista se alastra nas unidades operacionais da Petrobras e não tem previsão de término, em meio aos cortes de gastos e desinvestimentos que afetam os trabalhadores. 


Na região da Bacia de Campos, ao menos 31 plataformas já aderiram à greve, segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Enquanto a estatal vem buscando amenizar os efeitos da paralisação por meio de equipes de contingência para substituir os funcionários, a atual tendência é de que os protestos sigam crescendo e a greve tenha início a qualquer momento. Com a realização de novas assembleias nesta quarta-feira (16), o número de plataformas que apoiam o movimento pode subir ainda mais.
A pauta central dos petroleiros é a oposição aos cortes que vem sendo praticados na empresa. Entre ativos postos à venda e medidas internas de redução de gastos, os funcionários da companhia vêm sendo afetados e há alguns meses a greve é assunto constante nos sindicatos. 
A paralisação do dia 24 de julho demonstrou o alcance do movimento, que interrompeu diversas unidades no país; as 31 plataformas que atualmente aderiram, no entanto, já superam em seis a quantidade de unidades paralisadas na época.
As plataformas que aderiram até o momento, segundo o Sindipetro-NF, são: PPG-1, PNA-2, PCH-1, PCP 2, PCP 1/3, PVM-1, PVM-3, P-08, P-09, P-12, P-15, P-18, P-19, P-20, P-23, P-25, P-26, P-35, P-37, P-40, P-43, P-47, P-48, P-50, P-51, P-52, P-54, P-56, P-61, P-62 e P-63. Somando-se todas as unidades, foram 784 votos favoráveis à greve, 213 contrários e 43 abstenções.
Fonte http://www.noticiasdotrecho.com.br

domingo, 13 de setembro de 2015

Marinha emite nota sobre bateador atropelado no Rio de Janeiro.

http://www.revistaoperacional.com.br/wp-content/uploads/2015/09/20_MHG_RIO_HOSPITAL-MARCILIO-DIAS.jpg
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que por volta das 23h00 de ontem, militares que realizavam a sinalização de uma via durante a escolta de uma carreta foram surpreendidos quando um veículo, em alta velocidade, furou o bloqueio militar e atropelou um dos militares na Ilha do Governador.
O outro militar, que também realizava a escolta para o transporte de um blindado do Corpo de Fuzileiros Navais, reagiu disparando um tiro contra o veículo que furou o bloqueio. O sargento fuzileiro naval que foi atropelado, foi levado para o hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), onde está em observação. O condutor do veículo, atingido por um tiro disparado pelo militar integrante da escolta, faleceu no local.
O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) informa, por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, que o segundo sargento Fuzileiro Naval Wanderson Almeida Noia de Oliveira, de 37 anos, deu entrada neste hospital, no dia 12 de setembro às 02:30h, em ambulância do HNMD, proveniente do Hospital Evandro Freire na Ilha do Governador, vítima de atropelamento, apresentando múltiplas fraturas. O paciente recebeu atendimento de emergência, permanecendo internado para realização de cirurgia.
O Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar os fatos e responsabilidades do incidente.
Fonte: 1º Distrito Naval/http://www.revistaoperacional.com.br/