Hinos

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais

A engenharia naval é o ramo da engenharia que tem como atividade principal as obras que se destinam à exploração das potencialidades do mar. Embora especializada, a engenharia naval é bastante eclética já que aborda os principais aspectos das outras modalidades de engenharia, direta ou indiretamente. Com o desenvolvimento da exploração e produção de petróleo no oceano, o trabalho do engenheiro naval estendeu-se à engenharia oceânica.
O engenheiro naval dedica-se à todas as fases de vida dos veículos e plataformas destinados ao transporte marítimo, à exploração dos recursos marinhos e as atividades de recreio, desde a fase de concepção e projeto, à de construção e respectiva fiscalização, passando pela inspeção, manutenção e reparação. Estão ainda incluídas as tarefas de planejamento e gestão das operações marítimas e portuárias. O profissional deve ter a visão sistêmica e abrangente necessária ao projeto dos grandes sistemas de engenharia.

Resultado de imagem para Engenharia naval do CFN

História

Sua origem remonta ao estabelecimento, em 1 de abril de 1958, da Engenharia de Combate no CFN, ao ser instalado o 1a. Companhia de Engenharia, no Saco do Valente (ilha do Governador), no Rio de Janeiro. Cerca de um ano mais tarde, foi transferida para Duque de Caxias, onde após quatro anos de obras, inaugurou as instalações que ocupa até aos nossos dias.
Tem participado de missões de paz e humanitárias em Angola, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Líbano, Haiti, Nicarágua e Peru.

 Atribuições
Entre as atribuições do batalhão relacionam-se as do lançamento de campos minados e obstáculos, assim como a sua remoção; trabalho de desativação de artefatos explosivos, defesa nuclear, biológica, química e radiológica; construir fortificações de campanha; abrir picadas, estradas e campos de pouso; efetuar camuflagens e demolições; lançar equipamentos de transposição de cursos d'água; construir e reparar pontes; produzir água potável e gerar energia elétrica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário